quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Resgate da História

Sala de Estudos
Para entender a atual sociedade é necessário conhecer o passado da região, sabendo de onde vieram seus fundadores, por exemplo. Algumas informações são passadas na escola, mas para que se tenha um conhecimento mais profundo sobre o passado é necessário que existam registros em documentos que comprovem os fatos, pois quem viveu em épocas passadas pode não existir mais para contar como foi que ocorreu a história.

Para aprender que o Brasil foi descoberto por Pedro Álvares Cabral em 1500, que foi dividido em Capitanias Hereditárias e que o país teve a República Café com Leite, foi necessário fazer registros dos acontecimentos destes períodos.

Mas não basta que haja o registro, é necessário um local para se guardar estes materiais históricos. Em Novo Hamburgo foi criado pela lei Nº 388, de 3 de agosto de 2000, o Arquivo Público do Vale dos Sinos. O acervo conta com coleções, do Jornal 5 de Abril (1927- 1962), Jornal NH (1960 -1994), Recortes de jornais (Folha da Tarde /1955-1981; Última Hora / 1961-196), Gazeta de Novo Hamburgo (1949-1952), Livros dos Primórdios da Cidade, Relatórios da Administração Municipal. 

Livro de correspondência da Prefeitura de NH (1917-1960)
O Acervo Municipal conta, também, com cerca de um milhão de páginas e 400 livros sobre a
imigração. Conforme Guido Lang, um dos funcionários responsáveis pela coleção, há uma grande busca por informações sobre a genealogia das famílias. 

Os documentos estão à disposição para consulta, no terceiro andar do Centro de Cultura em frente à Praça 20 de Setembro, no centro de Novo Hamburgo. O horário de funcionamento é de terças a sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h. Por se tratar de materiais raros e originais, não é permitida a retirada do conteúdo do acervo, e alguns exemplares só podem ser manuseados com luvas, assim como não é permitida a entrada de alimentos e bebidas. Para realizar a pesquisa, está à disposição uma sala de estudos. 

Guido Lang
Guido Lang conta que para localizar os assuntos de interesse do estudioso é importante que este venha com dados de referência como datas, para facilitar a localização do material. Por ser tratar de um arquivo, a classificação dos assuntos é difícil, pois além dos temas se completarem, dependem da análise que se propõe o pesquisador. Por isso, Guido dá a dica: “para realizar uma pesquisa, é necessário que se venha com tempo”. 

Caso ocorra do acervo não ter o que os visitantes procuram, os funcionários buscam encaminhar para outros arquivos ou bibliotecas que possam contribuir com a investigação que o usuário está realizando. Lang mencionou que “A ideia é a pessoa não sair sem a informação que busca”. 

E você também pode ajudar o Arquivo Municipal doando materiais históricos como livros antigos, documentos em que constam dados históricos do município e fotos antigas que mostram a antiga cidade. Para mais informações, ligue 3594-3946.

Nenhum comentário:

Postar um comentário